fbpx

A cafeína no café

Um dos comentários mais frequentes pelos amantes de café é: quero um café que me deixe acordado, o que você me indica?

Death Wish Coffee: Why You Should Try the World's Strongest Coffee | SPY


Diversas dúvidas são recorrentes em relação à cafeína, e outra pergunta muito frequente é: o quanto de cafeína tem numa xícara de café?


Qual café tem mais cafeína, coado ou espresso?

Sempre surgem boas perguntas e dúvidas relacionadas à cafeína presente no café.

Você sabia que a cafeína está presente também em alguns chás, no guaraná, e no chocolate por exemplo?

A cafeína está presente nas plantas e atua como um pesticida natural, protegendo-as de insetos que se alimentam destas plantas.

Crédito de imagem: Danijela Maksimovic/Shutterstock

No nosso organismo a cafeína é absorvida de 40 minutos a 2 horas após o seu consumo. A capacidade da cafeína de potencialização do estado de alerta e a atenção prolongada está mais do que comprovada por estudos, porém alguns indivíduos relatam a ausência desses efeitos em seus organismos. Isso varia de acordo com o metabolismo da pessoa, o sexo, o peso e a presença de doenças hepáticas.

Em pessoas que fumam a concentração de cafeína permanece na corrente sanguínea por aproximadamente 2x mais tempo que em não fumantes, o que pode significar uma média de 6 a 10 horas no organismo, isso pode significar uma taxa de intoxicação maior em pessoas fumantes, uma vez que a nicotina pode alterar a forma como o corpo processo a mesma, fazendo com que necessitem de mais café para ter o mesmo efeito que os não fumantes. Vale ressaltar que a cafeína também é excretada pelo leite materno, pela saliva, bile e sêmen.

Mas e o café, quanto têm de cafeína e quais as diferenças da presença dela diante os diversos métodos de preparo?

Depende! Da espécie do café, do tipo da torra, da moagem e também do método de preparo.

Why Caffeine Affects Some People More Than Others - 1335 Frankford

A espécie do café

Você sabia que a espécie Arabica tem metade da quantidade de cafeína encontrada na espécie Canephora (Robusta/Conilon)? No café arabica ela está entre 1,2% e no robusta em torno de 2,2%.

A torra

A Cafeína originalmente encontrada nos grãos crus, é decomposta durante a torra do café e sofre algumas alterações neste processo. Os grãos que tem um ponto de torra mais intenso tem teor de cafeína menor do que outros com ponto de torra mais leve.

A moagem

Você sabia que a granulometria (tamanho do grão do café moído) interfere na quantidade de cafeína a ser liberada numa xícara de café?

Grãos moídos mais grossos tendem a nos apresentar uma bebida mais diluída, e por isso, nos métodos de preparo em que utilizamos a moagem grossa, geralmente é indicada um tempo de infusão maior para que o café nos apresente suas características e não nos ofereça uma bebida aguada.

A infusão também é responsável pelo teor de cafeína liberado na bebida.

Os chás por exemplo, aonde o método de preparo é a infusão, necessitam de alguns minutos em contato com a água para a liberação de seu sabor e consequentemente dos seus compostos químicos, como a cafeína.

O mesmo acontece com o café, quanto mais tempo em contato com a água, a cafeína, que é um composto hidrosolúvel, vai ganhar mais destaque na xícara.

O método de preparo

Como falamos acima, a granulometria e o tempo de infusão são responsáveis pela quantidade de cafeína apresentada numa xícara de café, e sendo assim, de acordo com o método de preparo, consequimos obter cafés totalmente diferentes se preparado de forma diferente, mesmo utilizando o mesmo grão na hora do preparo.

Métodos com moagens mais grossas por exemplo a prensa francesa, necessitam de um tempo de infusão para que o café nos apresente todas suas características boas, e os métodos de preparo aonde a moagem é mais fina, por ter muito mais contato direto com a água, o café
vai nos deixar mais acordado.

Espresso

Falando em moagem fina, o café espresso é um dos método de preparo aonde utilizamos a moagem fina, além da sua extração por pressão.

Métodos de Extração: Espresso

Segundo especialistas, uma xícara típica de café espresso pode conter de 90 a 200mg de cafeína, enquanto uma xícara típica de café coado conterá entre 150mg e 300mg de cafeína. Ou seja, há alguma equivalência, mas, na média, os expressos contêm menos cafeína.

Uma xícara de café espresso pode conter menos cafeína quando comparado com um coado devido a quantidade de café presente ali (espresso 30ml e coado 150ml por exemplo). Porém, se utilizarmos a mesma quantidade de café, o espresso vai nos apresentar mais cafeína devido a esses fatores que comentamos aqui.

Fontes:

InfoEscola – cafeína