fbpx

Como fazer um bom café em casa

Inúmeras receitas, formas e métodos de fazer um café em casa. Há quem prefira a famosa “tinta” e há quem goste ou acabe sempre fazendo aquele chafé. Mas apesar de existirem inúmeros jeitos de passar o bom e velho pretinho da manhã, a estrela principal da história é ele mesmo: o café.

1. Use um bom café

Utilizar um bom grão de café não é segredo para ninguém. Apesar de parecer óbvio, muita gente não sabe da onde vem o café que está em cima da sua mesa.

Quando falamos de um bom café, vem em mente os cafés especiais. Colhidos de forma seletiva, no ponto de maturação ideal, sem impurezas, galhos, grãos verdes ou passados, os cafés especiais passam por todo um processo de qualidade desde o plantio até a xícara.

2. Você conhece a torra que mais lhe agrada?

A torra do café também influencia diretamente no sabor. Qual a característica do seu café preferido? Torras claras e médias? Torra escura?

Às vezes, você pode estar errando nessa escolha. Geralmente os cafés de torra mais claras apresentam perfis sensoriais mais próximos de sabores florais e frutados. Já os cafés de torra escura apresentam um perfil mais amendoados, caramelizados e achocolatados. Procure a informação no rótulo ou na loja. Geralmente os cafés comuns “de mercado” não apresentam informações precisas sobre a torra. Por isso a importância de saber da onde está vindo o seu café. Os supermercados maiores de redes conhecidas geralmente apresentam uma gama mais extensa de cafés de diferentes locais. A internet também é um vasto espaço para a procura do seu tipo de café preferido.

3. Qual o método que você faz seu café?

Como você costuma fazer seu café em casa? Sabia que dependendo do método escolhido você consegue obter um resultado mais suave ou mais intenso?

No coador de papel (por exemplo o Melitta, ou Hario V60) você vai obter um resultado suave e bastante aromático. Um café mais limpo e sem resíduos. O papel retém os óleos do café, então dessa forma, utilizando um método filtrado com papel você vai obter um café com essas características.

Existem os métodos que não utilizam filtro de papel, e sim um filtro de metal. Por exemplo a prensa francesa ou a cafeteira italiana (moka). Dessa forma você vai obter um café mais concentrado e com todos os seus óleos essenciais.

4. A moagem do café

Agora que você já sabe qual tipo de grão e o método que prefere para fazer seu café em casa, para obter um melhor resultado nesses métodos específicos, cada um deles indicamos uma moagem adequada para extrair uma bebida mais equilibrada e gostosa.

Os métodos onde não há o uso de papel por exemplo, é indicado utilizar o café moído mais grosso, assim, você não vai ter aquela surpresa no fundo da xícara, uma bebida com a borra do café e um café cheio de pó.

Moer o café na hora do preparo também é um ponto chave, talvez o principal para obter um café extremamente aromático.

A oxidação do pó começa a partir do momento em que ele é moído, por isso, para não perder nenhuma característica boa e as propriedades do seu café, não esqueça de investir num moedor.

5. A água

Seu café é composto por mais de 95% de água. Então por quê não valorizar a água que está utilizando para coar o seu cafezinho?

Antes de mais nada, certifique-se que a água que você vai usar é filtrada.

Evite utilizar água da torneira, mesmo que seja fervida e potável. Nela contém uma quantidade alta de cloro e pode conter impurezas indesejáveis na bebida.

Então, a mesma água que você está acostumado a beber em casa, pode utiliza-la e ferver para a hora do café.

Sim, ferva a água.

Já está ultrapassada o fato de que não se deve ferver a água para não “queimar” o seu café.

Lembre-se de que o café é torrado acima de 200ºC, então não é uma água com 90ºC que vai queimar seu pó.

A água tem que estar sim muito quente, o ponto “certo” está entre 92º e 96º C. Isso garante que todas as substâncias e nuances do café passe para a bebida. Uma água “fria” não permitiria a extração de alguns compostos, resultando numa bebida desequilibrada.

A água começa a esfriar a partir do momento em que deixamos de fervê-la, então sim, podemos ferver e logo em seguida passar nosso cafezinho com calma.

Tirou a água do fogo? Escalde seu filtro e/ou o recipiente que vai receber o seu café. Este tempinho vai fazer com que sua água deixe de estar na temperatura de ebulição e também ajuda a aquecer o recipiente que vai receber a bebida.

Escaldar o filtro ajuda a tirar o gosto de papel que fica residual na bebida.

Descarte essa água, e hora de coar!

6. A receita

Tudo pronto para passar o café, mas e agora: o quanto de pó devo utilizar para certa quantidade de água?

Depende.

Depende muito do seu gosto pessoal, vai dos testes de acordo com o tipo do café que você comprar, de acordo com o que você prefere. Mais concentrado, mais suave? Faça seus testes e divirta-se!

No geral, no Brasil muitos baristas utilizam a proporção de 1:10 ou seja, 10g de café para 100ml de água por exemplo.

Existem também as proporções em que conseguimos um café tecnicamente ideal. Essa proporção é em torno de 5g a 6g de café para 100ml de água.

Mas tudo isso depende também do método utilizado, da moagem, etc.

Para falar o básico, utilize 1 colher de sopa para 1 xícara cheia de café (mas finja que não fomos nós que indicamos essa proporção fajuta). Compre uma balança de cozinha e seja feliz!

7. Como armazenar o café.

E por último mas não menos importante: como devo guardar meu café?

Se ele estiver em grãos ou moído (compra um moedor :), o mais indicado é em sua própria embalagem e bem vedado, se ela não for transparente.

Manter longe da luz, do calor ou frio extremo e da umidade é o mais adequado.

Você também pode utilizar potes que não sejam transparentes e que sejam hermeticamente fechados.

Mas seja prático, manter na embalagem é o melhor.

Enfim, um bom café é aquele que você gosta. Não existe a receita ideal se ela não estiver de acordo com o que agrada o seu gosto pessoal.

Brinque, faça testes sensoriais, explore novos sabores e abra a sua mente!

Ainda tem dúvidas sobre como passar um bom café em casa? Comente com a gente!